Chocolate
comments powered by Disqus

Especial

Eu só quero chocolate!

07/08/2015



Todo mundo gosta de comer chocolate, né!? Para aproveitar o doce sem culpas, conversamos com o Igor Gulias, da Chocólatras Anônimos, que deu algumas informações e dicas bem bacanas sobre o assunto.

Veja:

* Quais os benefícios do chocolate para a saúde?

Chocolate contém serotonina, um antidepressivo natural. Chocolate também estimula a produção de endorfina, o que cria sentimentos de felicidade e prazer. De fato, um estudo constatou que derreter o chocolate na boca produziu sentimentos de prazer mais do que beijos apaixonados. Isto pode explicar porque muitas pessoas naturalmente comem chocolate quando estão deprimidas.

 

* Todos os tipos de chocolates são “saudáveis”?

Alguns estudos, não conclusivos, dizem que os antioxidantes presentes no chocolate amargo combatem os radicais livres, retardando, assim, o envelhecimento, e ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue. Ele contém vitaminas –A, B, C, D e E– e sais minerais, como o ferro e o fósforo. De qualquer modo, por ser altamente calórico, deve ser consumido com moderação inclusive por pessoas saudáveis. O chocolate ao leite e o branco são os menos recomendados, devido às gorduras saturadas presentes no leite.

 

* Quais as melhores combinações de bebidas e outros alimentos junto ao chocolate?

Harmonização chocolate e café – o calor do café faz com que o chocolate se derreta e libere uma complexidade surpreendente de sabores que parecem aveludar o paladar. Começa ai uma mescla de notas doces e amargas, acidez e adstringência… O chocolate vai adquirindo uma textura cremosa até finalmente se transformar em líquido, espalhando-se pela boca e deixando um sabor que ainda vai persistir por alguns segundos…

Mais do que um simples digestivo, a bebida passa a atuar como um agente prolongador do prazer de uma experiência gastronômica. E não se trata, apenas, de harmonizar cafés com chocolates. Vinhos, licores, destilados, sobremesas e até mesmo águas passam a fazer parte desse conjunto fascinante de combinações.

 

Não deu água na boca?!